verde-2

  

    

partner.png

start-verdeproject-biancocampaign-verdee-learn-verdelog-in-verdeasterisco-verde       facebook      youtube

 

    

TRÊS QUESTÕES PARA UMA SOCIEDADE NOVA

 

Como combater a violência de gênero? Violência contra mulheres, homofobia, machismo são expressões da nossa sociedade, ainda com base essencialmente em estereótipos e papéis de gênero atribuídos e hierárquizados. Para combatê-los acreditamos que seja necessário começar a reconhecer a violência de gênero como parte de nós, das nossas relações e da construção da nossa identidade, tanto individual como social. As nossas sociedades estão em constante mudança e os jovens são atores e protagonistas. Por isso nasce o projeto Jovens contra a violência de género (JCVG ), porque a mudança começe a partir de nós, da nossa maneira de ver as coisas e as relações, da nossa necessidade de ser aceitos e reconhecidos.
O projeto visa sensibilizar a sociedade civil europeia - mas também do Brasil, de Cabo Verde e do Moçambique – sobre a necessidade de construir uma sociedade respeitosa das diferenças de gênero e de oferecer a todos a possibilidade de se expressar e se representar livr* dos estereótipos homem/mulher. Por isso, o nosso percurso pretende abordar três questões, identificadas atraves três símbolos diferentes:

+ (Ser pessoas melhores)

- (combater a violência de gênero)

* (Respeitar as pessoas LGBT)

JCVG segue uma metodologia orientada para o reforço do protagonismo dos jovens, principalmente graças aos jovens educadores pares, que, uma vez formados, implementam oficinas de educação e sensibilização nas escolas de ensino médio ("os jovens com os jovens”), nas associações locais e com as autoridades locais ("os jovens e a sociedade").

O objetivo principal do projeto é realizar uma sensibilização ativa da opinião pública, perseguida tanto por meio de reuniões como através da produção de vídeo, cada ano sobre um tema diferente; estes vídeos participarão de um concurso e servirão como ponto de partida para a criação de campanhas de sensibilização.